Skybox (céu) & light_environment (sol)
Neste breve tutorial vamos aprender como funciona o céu e o sol!
Primeiramente vamos criar uma área grande de grama, para ser nosso modelo de testes.
Em seguida vamos na seleção de texturas e vamos digitar na caixa de filtro “toolsskybox”, veja:
O skybox será a fonte de luz do sol e será o céu também. Você pode mudar a textura do céu como é explicado aqui.
Antes de tudo vamos lembrar que um mapa não pode ter aberturas para a área não jogável.
Agora vamos fechar o ambiente com o skybox, ficará mais ou menos assim:
Pronto, em teoria você já tem o céu, porém seu mapa vai ficar completamente escuro se você não criar a entidade do sol: light_environment.
Para isso, é só selecionar a “entity tool” e criar a light_environment em qualquer lugar do mapa!
Nós temos que configurar agora, aperte ALT+ENTER ou dê 2 clicks.
Agora vou explicar o que eu editei:
Pitch: É aonde o sol vai estar posicionado. -90 significa que o sol está bem em cima, ou seja, que será 12:00. Eu coloquei -85 para ter um pouco de sombra.
Brightness: É a cor do sol, coloquei um amarelo claro pois fica o mais próximo do real.
SunSpreadAngle: É a difusão da sombra, quanto maior o número, mais borrada é a sombra.
Pronto. Você já tem o céu com luz vindo dele.
Vamos ver in-game:
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